sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Fazendo História: Vencedores Por Cristo

Vencedores por Cristo faz parte de um seleto grupo que mudou a história da igreja brasileira.

Em meio a toda tradição e conservadorismo exagerado existente na igreja no final da década de 60 e início de 70, eles resolveram arriscar, ousar.

Naquela época o mundo vivia um período de mudanças: o rock'n roll estava consolidado, o movimento hyppie crescia, a liberação sexual ganhava espaço...no Brasil,a jovem guarda ditava o comportamento do jovem brasileiro. Tudo isso era potencializado pela vontade de protestar contra o regime militar.

A igreja, com receio do que via, fechava-se cada vez mais. A lista de proibições era grande e, querendo preservar a comunidade, a igeja se isolou. Procurar um equilíbrio parecia ser muito difícil, e o mais fácil a fazer seria, definitivamente, radicalizar. Os jovens passaram a ser observados nas igrejas. Se eles estivessem conversando demais, sem fiscalização, eram suspeitos de movimento anárquico. Elementos da música popular eram considerados absolutamente mundanos. Principalmente instrumentos: bateria, guitarra...tudo era coisas do diabo. As músicas permitidas seriam apenas hinos traduzidos, tocados em piano e com acompanhamento de coral. Desta forma a igreja acreditava estar protejendo o seu povo das más influências.

No meio desse turbilhão de acontecimentos, começam os trabalhos de Vencedores por Cristo. Um grupo de jovens que alcançaria outros jovens através do testemunho, discipulado, e, principalmente, através da música. O ápice deste momento foi, com certeza, o lançamento do CD "De Vento em Popa" , em 1974. Um disco que revolucionou o cenário cristão por conter ritmos nacionais e composições próprias. Aos poucos as igrejas assimilavam o trabalho dos Vencedores e icluíam suas músicas no repertório. Assim a igreja se abria, passo a passo, à juventude, às composições e aos ritmos nacionais.

Se hoje temos essa liberdade tão grande de louvar a Deus com músicas em nossas igrejas devemos isso, em parte, ao esforço dos Vencedores. Podemos perceber que essa liberdade foi confundida, a partir do início da década de 90, com bagunça. Abriu-se mão da qualidade, da integridade. Mas apesar de tudo, o legado dos Vencedores permanece. A poesia de suas letras e as lindas melodias de suas canções fazem com que suas músicas - compostas por Sérgio Pimenta, Nelson Bomilcar, Guilherme Kerr, Jorge Camargo, entre tantos outros - atravessem gerações. Ontem e hoje, cantamos Vencedores. E isso com certeza vai continuar, por muito tempo. Para quem quer saber um pouco mais sobre essa história, segue abaixo um pequeno trecho extraído do site da Missão VPC:

"INÍCIO

PROJETO7, foi este o nome dado pelo Pr Jaime Kemp, um jovem americano, casado com Judith Kemp, e estava no inicio do seu ministério. Desembarcou no Brasil em 1966/67 e em Julho de 1968, começava seu ministério através da Sepal (Serviço de Evangelização para a América Latina e hoje servindo Pastores e Lideres. O projeto a que se propunha, era o sétimo de seu ministério e o objetivo principal era formar uma equipe de jovens universitários e pré-universitários para receberem um treinamento bíblico, teórico e prático usando o período de férias escolares. A primeira equipe formada foi um sucesso e abriu espaço para outras.


O nome Projeto 7, logo foi substituído por Missão VENCEDORES POR CRISTO. Começava, então, um ministério voltado ao discipulado de jovens. Essas equipes seguiam o seguinte critério: Eram selecionados jovens de diversas denominações de igrejas evangélicas, e por três meses recebiam um treinamento. A música juntamente com testemunhos de vida foi o meio de comunicação adotado para falarem do amor de Deus de forma alegre e descontraída.

Mal sabiam do impacto que essas equipes causariam, transformando a vida de muitos jovens e a vida das igrejas. Foram 10 anos ... " (para continuar lendo, clique AQUI)

____________________________________________________________

Na comemoração dos 25 anos do Som do Céu, não podia faltar Vencedores Por Cristo. Você não pode ficar de fora dessa. E Pra quem quer curtir um pouco enquanto não chega a hora, segue abaixo um vídeo da formação atual do VPC. Este vídeo faz parte do DVD "Sem Fronteiras".



Nenhum comentário: