quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Um pouco de Brasil: Carlinhos Veiga

Enquanto a maioria dos artistas evangélicos segue um mesmo modelo, fazendo sempre um pouco mais do mesmo, alguns decidem ir contra a maré - sendo, apenas, autênticos. Assim é Jorge Camargo e sua música recheada de MPB; assim é Nelson Bomilcar, que passeia pelo pop, rock e MPB com bastante harmonia, e com letras maravilhosas; assim é o Cia de Jesus, que segue firme na sua paixão pelo reggae; assim é o Crombie, que está compondo ótimas canções e caminhando com autoridade no mercado secular; assim é João Alexandre, que uniu o virtuosismo com a poesia, e a voz com o violão de maneira única. Assim são vários dos artistas que participam do Som do Céu. E assim é Carlinhos Veiga.

Ouvir o Carlinhos é ter uma aula sobre música brasileira; é conhecer ritmos das diferentes partes do Brasil. Com a viola ou com o violão, Carlinhos nunca deixa de lado sua imensa paixão pela cultura nacional. Em músicas como "Esse mundo tá louco" ele nos oferece um pouco da ironia da música caipira, num pagode de viola bem animado. Em "Santa Folia" Carlinhos conta a história do nascimento de Cristo no ritmo da Folia de Reis - uma música de natal linda, e bem diferente da tradicional "Noite Feliz". No Som do Céu especial sobre Sérgio Pimenta, ele transformou a música "Ponto Final" numa bossa nova digna das noites cariocas ( e ainda conseguiu incluir a execução "Brasileirinho" no meio da canção).

Enfim, Carlinhos Veiga é uma mistura que deu certo - e muito certo! Segue abaixo um vídeo de uma apresentação dele com sua banda em Goiânia. A música é "Brasis do Brasil". Não tem como não gostar. E pra ouvir mais, é facil. É só vir no Som do Céu 2009.



Um comentário:

Marcone (moderador) disse...

Dá-lhe Carlinhos Veiga
"A estrada segue e seguindo vou, sem saber por onde mas sempre vou..." é poesia pura, é calor de brasileiro, é som do céu!!!

Marcone
Betim/MG