quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Som do Céu ou Meca

por Rubão, em março de 2008

Amanhã uma galera de todo Brasil já começa a descer a serra rumo ao Som do Céu-BH, eu tô com a tchurma da quinta-feira cedinho(caravana de Brasília, 6:00h) de qualquer forma nosso destino é Mata-do-Tumbá ou Macacos ou Acampamento da MPC ou Som do Céu, dá no mesmo. E o agrupamento faz jus ao nome mesmo, até porque são 4 dias de muita viagem musical e reflexão da alma.

Comandado pelo “dinossauro” Marcelo Gualberto (um torcedor doente do Galo mineiro) o Som do Céu tem uma história de total influência na formação artistica e cultural da Música Popular Cristã Brasileira. Só pra se ter uma idéia por ali já passaram nomes como Janires, VPC, Banda Azul, João Alexandre, Aristeu Pires, Sergio Pimenta… e gente que ainda deixa seus rastros por lá como Carlinhos Veiga, Expresso luz, Baixo e Voz, Sal da terra e Nelson Bomilca entre outros. Essa galera fez e faz música cristã e história com compromisso. Amém.

O barato do Som do Céu, é que a impressão que se tem é de que é um “Som do Céu” mesmo, maravilha por isso. E outra, lá você não vai encontrar nomes da mídia (e esse não é o problema), mas também não é o objetivo do evento.

Você vai achar ali um dos poucos lugares onde se concetra músicos bons que após um show descem do palco e sentam ao teu lado pra assistir ao próximo “som” e trocam com você telefone, e-mail e por aí vai. Isso não é nenhuma vantagem, apenas o mínimo que se espera hum!! Eu por exemplo, no auge dos meus 45 aninhos tenho uma enorme “preguiça” de músico estrela, tenho mesmo.

Músico lá enfrenta fila do rango, do banho, come a mesma coisa que todos, dorme no acampamento, dá canja na roda de viola, não usa segurança e nem sai às pressas em um carro preto, você já viu esse filme?

Se você é daqueles que assume que ouve Mpb em casa, gosta de poesia, música boa, arte, simplicidade, não aguenta mais enlatados e plágio do plágio e ama a Deus acima de todas as coisas, então você não pode mudar pra eternidade sem antes ir a um Som do Céu ( tem gente que prefere Meca…).

Um xêro pra quem gosta da gente

Rubão

Nenhum comentário: