quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

SDC Indica: Livros

Assim como temos dado aqui algumas dicas de sites, discos e shows, vamos dar também algumas dicas de livros. Vamos perguntar aos músicos do Som do Céu o que eles têm lido - e, claro, saber a opinião deles a respeito.

Vamos começar com uma leitora que é também escritora: Carol Gualberto, vocalista da banda MPC. Em 2007, Carol lançou seu primeiro livro: "Dança: o que estamos dançando - por uma nova dança na igreja". Muito bem recebido, o livro começa em fevereiro sua segunda edição.

Carol também está no projeto
"Catavento - Dança & Pesquisa" que, em companhia de 3 parceiras, estuda e propõe um debate e uma nova maneira de pensar a Dança no meio Cristão. Para conhecer mais o Catavento, clique AQUI.

Neste texto escrito especialmente para o Blog do Som do Céu 2009, ela escolhe o livro "5 Pães e 2 Peixes", de Guido Conrado.

Com a Palavra, Carol gualberto:

"É até difícil indicar um livro se muitos valem a pena serem lidos. Dentre os escritos por autores cristãos, fico feliz em perceber muitos que “nadam contra a correnteza” do mercado gospel. Como primeira opção, indico um livro que, talvez, muitos de vocês não conheçam: “5 pães e 2 peixes – dons e talentos no ministério de teatro”, de Guido Conrado (Ed. Vida).

Começo falando sobre o autor. Um grande amigo e excelente profissional, a começar por sua formação: mestre em Filosofia da Arte e Estética, teórico em teatro, diretor e dramaturgo, graduado em Artes Cênicas. Tive a oportunidade de conhecer o Guido há alguns anos atrás (nossa! Já faz muito tempo! 2003, eu acho). Na verdade, nos conhecemos pela internet, ambos carentes por ver boa produção artística na igreja. Tentamos fazer alguns trabalhos juntos (nunca dava certo) e não é que nos conhecemos pessoalmente no Som do Céu? Eita lugar especial! Enfim, fiquei muito feliz quando o Guido me contou que tinha publicado seu
livro. Já tinha lido textos e artigos dele e sabia que o livro era coisa boa!

De fácil leitura e muito dinâmico, “5 pães e 2 peixes” traz princípios, conceitos e orientações indispensáveis pra quem trabalha com teatro na igreja. Os títulos dos capítulos traduzem bem a proposta do livro: “Um convite à autocrítica”, “Olhando ao seu redor”, O teatro: história e teoria”, “Trabalhando os recursos”, “Peças” e “Alguns conselhos práticos”. Na verdade, o livro pode e deve ser lido por qualquer um que é envolvido com artes na igreja. Músicos, dançarinos, escritores e amigos da arte terão inúmeras surpresas ao lerem questões e reflexões com as quais certamente se identificarão.


Termino registrando o desejo do autor com relação ao teatro na igreja que também é o meu com respeito à dança e à música (e à todas as manifestações artísticas, certamente) e, creio, do Som do Céu, que tanto tem revelado “boa arte” ao longo de todos esses anos:


“Que nossas igrejas se encham de arte, que nossa arte se encha de fé, mas que, de uma vez por todas, sepultemos a realidade de que teatro em igreja é sinônimo de algo feito por gente despreparada e visto por um público desprovido de parâmetros para exercer julgamento crítico.” (p. 11)"


Carol Gualberto é coreógrafa da UFMG, mestre em Literatura (PUC-MG),
especialista em "Estudos Contemporâneos em Dança" (UFBA), bacharel e licenciada em Dança (UNICAMP).

Nenhum comentário: