terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Baixo & Voz cantando Milton Nascimento

A dupla Baixo & Voz (Sérgio e Mari) cantam, no seu repertório, músicas muito legais de nomes consagrados da MPB, Bossa Nova, Clube da Esquina.... Aqui vocês podem conferir eles tocando a música "Fé cega, faca amolada", de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos. Gravado no SDC 2006.


Texto sobre a 15ª Edição do Som do Céu

Som do Céu 500 anos
Verdadeira inconfidência mineira


O Som do Céu 500 anos só podia ter sido em Minas; aliás, como foram todas as 15 edições anteriores. Falo de Som do Céu em Minas, porque creio que, mais que a localização geográfica, por esses mistérios de Deus, Som do Céu e Minas têm tudo a ver.

Na celebração dos 500 anos, os papéis de destaque pertencem aos que acharam esse país. Seus descobridores e exploradores. No entanto, com exceção da data que estabelece nosso início como civilização brasileira, de certidão de nascimento e tudo (a carta de Pero Vaz de Caminha), não há muito o que se comemorar. A História deixa isso muito claro pra nós.

Vencedores foi uma das sensações do Som do Céu. Quando penso em Brasil no que ele tem de melhor, sempre me lembro de todos os que sonharam essa nação mais justa, livre, fraterna. Daí, sem dúvida, a imagem mais vívida é a dos Inconfidentes, a tropa de sonhadores das Minas Gerais...! Quem não se recorda da saga de Tiradentes e seus companheiros, de sua conspira-ação, de seu anseio em por um fim a um estado perverso, de seu desejo de fazer de sua nação uma terra melhor? Sua vocação quase que profética, mas por certo política, foi a de imaginar e arregaçar as mangas em busca de um país de verdade.

Banda Nóis em uma das suas performances. Desculpem-me a indiscrição, mas, o som do Céu hoje, no cenário da música cristã no país, é um evento inconfidente. Você sabe o que é um inconfidente? Inconfidente é alguém que divulga segredos que lhe foram confiados. O Som do Céu está aí pra dizer e fazer coisas que têm se tornado quase que segredo.

Lembro-me com saudade de um tempo em que música cristã era sinônimo de algo novo, fresco, vivo. Hoje, com o advento da Indústria da Música Cristã, tudo ficou igualzinho, com a mesma cara, dentro do mesmo padrão, a serviço da demanda. O som do Céu existe pra dizer ao pé do nosso ouvido, "há coisas que não deixaram de ser ditas nesse tempo, e que precisam ser de novo escutadas..."

Grupo de Dança Arte e Vida colocando seu ritmo a serviço do Mestre. Ser inconfidente é também ser fiel para com o soberano. Como toda grande indústria que se preze, a da música cristã tem tratado de dar ordens sobre o que devemos ouvir como sendo os autênticos representantes dessa música. O Som do Céu está aí pra dizer que música cristã é aquela música baseada na Palavra de Deus, mas que também tem poesia, contexto, sensibilidade e amor às coisas boas de sua gente e de seu país.

Toda expressão de Júnior da banda Koinonia, do Espírito Santo. Só mesmo gente apaixonada por Deus e por esse seu país pra fazer a "loucura" de promover um encontro cujas "atrações" sejam artistas que fazem música que vem do coração e que têm compromisso com seu povo e sua cultura, e com o anúncio de um evangelho que contemple as pessoas a quem se dirige.

Ser inconfidente é ser infiel.

Incrementando a apresentação de Jorge Camargo, a exposição de trabalhos artesanais no alto do palco. Há certas infidelidades que trabalham em prol da justiça e da verdade. "...e não vos conformeis..." (Rom. 12:2).

Som do Céu, bendita infidelidade! Continua conspirando, continua inspirando, continua sendo pra todos os que de ti participam um lugar, um acontecimento, um alento.

Do fundo do coração, obrigado por existires.

Publicado na revista da Tchurma em Maio de 99.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Teaser Som do Céu 2009

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

INFORMAÇÕES SOBRE O SDC 2009

FINALMENTE!

Abaixo as Informações do SOM DO CÉU 2009:

DATA: de 06 a 12 de Abril de 2009
É isso mesmo, você leu certo! O SDC 2009 vai começar na segunda feira, dia 06 de Abril! De segunda a quarta vai rolar uma programação super especial com workshops, seminários, debates e, claro, muita música. Se você não pode chegar aqui na segunda, sem problemas!Venha no plano tradicional, de quinta a domingo! Ah! O evento começa na segunda a noite com um show, e termina no domingo de manhã, com o café.

LOCAL: Acampamento MPC, em Macacos, Belo Horizonte, MG.
Quem já foi sabe como é gostoso o acampamento. Ele está localizado em São Sebastião das Águas Claras, a 25 Km de Belo Horizonte, Minas Gerais. O terreno, localizado na reserva da Mata do Tumbá, conta com uma infra-estrutura completa, perfeita para a realização de um evento como o SDC. Para saber mais sobre o acampamento, ver fotos e descobrir como chegar, clique AQUI.

PROGRAMAÇÃO:
Fique ligado no que vai rolar na segunda, terça e quarta feira. A programação destes dias especias segue abaixo. A partir de quinta, é o de sempre: show,show,show....música sem parar.

SEGUNDA:
SHOW "Cantando Velhas Canções", com NELSON BOMILCAR, WESLEY & MARLENE e BANDA MPC.

Acha que tá bom? Não! Ainda tem um show super especial com

TELO BORGES, cantando "O melhor da MPB".

TERÇA:
Começam os Workshops e Seminários. Confira:

Workshops Práticos:
VIOLÃO , com Josimar Bianchi;
(Se você quiser conferir um vídeo do cara tocando, clique AQUI. - e viva o You Tube!)
BAIXO, com Sérgio Pereira, do Baixo e Voz ;
VOZ, com Marivone Lobo, do Baixo e Voz;
TECLADO, com Felipe Silveira, tecladista do João Alexandre.

Seminários:
A Espiritualidade do Músico, com Cláudia Barbosa. A Claudinha é uma musicista incrível, com formação em piano clássico, já foi integrante do Grupo Expresso Luz e hoje toca flauta e canta com seu marido, Carlinhos Veiga. Uma das professoras do Treinamento para Líderes da MPC, ela fala de maneira muito clara e especial sobre a vida cristã do músico.

Evangelismo através da música e da cultura ,com Mazinho. Mazinho lidera um grupo de evangelismo com tambores pelo nordeste. É algo maravilhoso, e difícil de descrever com palavras. Mazinho entende muito bem variáveis que envolvem público-alvo, mensagem, cultura e boas-novas.

DEBATE: Esse é I - M - P - E - R - D - Í - V - E - L. Leia bem e preste atenção: este debate vai durar dois dias: vai acontecer nas tardes de terça e quarta feira, e APENAS nestes dias.

A música na Igreja Brasileira:
Um debate sobre o papel da música e dos músicos na Igreja. Uma análise dos dias atuais e uma conversa sobre o futuro da música cristã.

Este debate vai contar com a participação de :

João Alexandre

Nelson Bomilcar
Carlinhos Veiga
Jorge Camargo
Gladir Cabral
Aristeu Pires
Denise Bahiense (Quarteto Vida)
Wesley (Wesley & Marlene)
Marcos (Sal da Terra)

Sérgio (Baixo & Voz)
Jorge Rehder
Erlon (Banda MPC)
Romero (Expresso Luz)
Rubão (Cia de Jesus)
Uassyr (Vencedores Por Cristo)
Paulo (Logos)


Shows: claro que não faltariam shows pra fechar o dia. Dê uma olhada, e comece a imaginar:

"Violão & Voz" , com João Alexandre e Quarteto Vida. E ainda:

"As músicas do Rebanhão", com Paulinho Marotta & Banda.

QUARTA:
Mais um dia muito especial:

Workshops Práticos:
VIOLÃO , com Josimar Bianchi;
BAIXO
, com Sérgio Pereira, do Baixo e Voz ;
VOZ
, com Marivone Lobo, do Baixo e Voz;
TECLADO, (a definir )

Seminários:

Música e Adoração, com Nelson Bomilcar. Nelson está na caminhada da Música Cristã há mais de 30 anos. Compositor, ele escreveu muitas músicas que até hoje são cantadas em nossas igrejas. Nelson também é pastor, daqueles com sensibilidade e sabedoria aguçada. Como músico participou do Vencedores por Cristo, e segue na carreira solo há algum tempo. Difícil pensar em algum mais apropriado para o tema.

História da Música Cristã, com Sérgio Pereira. Sérgio é um baixista espetacular. Isso todo mundo sabe. Mas o talento dele não para por aí. Ele faz um ótimo trabalho como professor e escritor, sobre assuntos tão distintos como teoria musical, técnica musical para grupos e história da música. Ele trabalha como professor em Ribeirão Preto, e vai nos prestigiar com uma aula neste Som do Céu!

Música cristã com cara de Brasil,com Carlinhos Veiga. Em meio a esta enxurrada de músicas traduzidas e fórmulas prontas, Carlinhos esteve sempre firme em suas convicções artísticas. Carlinhos sabe qual é a sua praia e também sabe que, para continuar com sua grande produção e criatividade, ele precisa ser verdadeiro, honesto e não ser levado pela maré. Ele gosta de música caipira e MPB. Viola e Violão. Mas este não é um seminário sobre música regional. É sobre manter a sua integridade artística intacta, e sobre transparecer elementos da nossa cultura na música evangélica brasileira.

DEBATE:
Na quarta vai rolar a continuação do debate de terça. E vai ser tão legal que vamos repetir as informações:

Esse é I - M - P - E - R - D - Í - V - E - L. Leia bem e preste atenção: este debate vai durar dois dias: vai acontecer nas tardes de terça e quarta feira, e APENAS nestes dias.

A música na Igreja Brasileira:
Um debate sobre o papel da música e dos músicos na Igreja. Uma análise dos dias atuais e uma conversa sobre o futuro da música cristã. Este debate vai contar com a participação de :

João Alexandre
Nelson Bomilcar
Carlinhos Veiga
Jorge Camargo
Gladir Cabral
Aristeu Pires
Denise Bahiense (Quarteto Vida)
Wesley (Wesley & Marlene)
Marcos (Sal da Terra)

Sérgio (Baixo & Voz)
Jorge Rehder
Erlon (Banda MPC)
Romero (Expresso Luz)
Rubão (Cia de Jesus)
Uassyr (Vencedores Por Cristo)
Paulo (Logos)


Shows: Você não vai acreditar nos shows desta quarta. Imperdíveis - como todo o SDC. "A música de Vencedores Por Cristo" , com o Grupo VPC e as participações de: João Alexandre, Nelson Bomilcar, Jorge Camargo e Aristeu Pires.

E ainda tem mais!: "Pelas Estradas desses Brasis", com Carlinhos Veiga & Banda.

QUINTA A DOMINGO:

De quinta a domingo o Som do Céu acontece na sua fórmula tradicional: muitos shows, durante todo o dia! Pra quem não conhece, temos uma média de 4 shows pela manhã, 4 shows a noite, além do MARAVILHOSO Bar do Som. Ah! Tem também o "Fim de tarde com Jesus", que acontece na capela... É muita,muita coisa acontecendo. E uma surpresa: vamos voltar a ter um espaço que marco a sua época:

O ESPAÇO ARTE CÉU. Aqui vai acontecer, durante o dia, diferentes manifestações artísticas: Dança, fotos, pinturas...alguns debates sobre a Arte e a Cultura cristã também já estão marcados. Por enquanto temos alguns nomes confirmados: Carol Gama, que é uma artista plástica de Campinas, graduada pela Unicamp. Além de exposições de suas peças, ela também já fez direção de arte de curtas e está participando da produção do Programa Plataforma. Na área da Dança, estaremos muito bem servidos com a presença do grupo Catavento. Este grupo, formado por 4 grandes bailarinas e pesquisadoras se uniu neste ano de 2008 com o intuito de pensar a dança no meio cristão. O projeto delas é maravilhoso! Para saber mais sobre o grupo e suas integrantes, visite o blog das meninas, o www.cataventodp.blogspot.com. Vamos também contar com uma exposição de fotos sobre o Som do Céu, organizada pelo Romero, do Expresso Luz. Além de ótimo publicitário e Designer, o Romero é fotógrafo de longa data, inclusive com livros publicados. Nem todas as fotos da exposição foram tiradas por ele. Mas com certeza ele escolherá grandes imagens, importantes pela beleza e história de cada uma delas.

Para saber quais são todas as bandas que estarão por lá no SDC 2009, clique AQUI .


Vamos então aos PREÇOS:
(clique na imagem para ampliar)


Como se INSCREVER:

Infelizmente, ainda não contamos com um sistema de inscrições on-line (este problema será solucionado em breve. O novo site da MPC já está em construção). Então, as opções são:

1) Através da Ficha de Incrição no Folder do Som do Céu.

Bem, sabemos que para isso você precisa receber o folder em mãos. Se não for esse o seu caso, Você têm ainda a opção :

2) Mandar essas informações (COMPLETAS, por favor!!!) para o e-mail mpc@mpc.org.br.

1) PLANO escolhido
2) Nome completo
3) Idade
4) Sexo
5) Endereço completo
6)Telefone
7)E-mail
8)Se vai precisar do traslado (rodoviária - acampamento) e o horário de chegada na Rodoviária)

Mande essa informações junto com a cópia do comprovante de depósito.

A conta para depósito é esta:

Banco Itaú
Ag. 0084
Conta: 24901-0

em nome de Mocidade Para Cristo do Brasil.

QUALQUER DÚVIDA SOBRE PREÇOS, INSCRIÇÕES, TRANSPORTE, HOSPEDAGEM, ETC. ESCREVA PARA O E-MAIL MPC@MPC.ORG.BR OU LIGUE PARA O NÚMERO (31) 3492 1001.

Dúvidas sobre PROGRAMA (bandas, workshops e shows) escreva para SOMDOCEU2009@GMAIL.COM.

Então é isso! O folder vai começar a rodar o Brasil. Se não chegar até você, faça a sua inscrição por email.

Já falamos, mas é preciso repetir. Este Som do Céu está IMPERDÍVEL.

Nos encontramos lá!

Abraços,
Equipe SDC 2009


quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Blog SDC Entrevista: Jorge Camargo

Jorge Camargo é um excelente músico. Sua voz, inconfundível e suave , encaixam como uma luva em seu bem tocado violão. Além disso, Jorge é também um grande poeta. Suas composições nos ensinam que, ao contrário do que se vê hoje na maioria das igrejas, métrica, melodias e rimas podem sim caminhar juntas.

Recentemente, ele fez uma participação muito legal no programa PLATAFORMA. Para assistir, clique AQUI. (na seção Arquivo, clique em Jorge Camargo). Neste programa você pode conferir uma de suas músicas, e comprovar o que foi dito no parágrafo anterior.

Jorge, que também é escritor e tradutor, está com um site muito legal na internet, o www.jorgecamargo.com.br. Nele você confere a sua discografia, fotos, e ainda lê alguns textos muito interessantes que Jorge publica em seu blog.

As mesmas idéias claras e equilibradas que você lê em seus textos estão aqui nesta entrevista exclusiva para o blog do Som do Céu 2009, como você pode conferir abaixo:

Blog SDC: Olá, Jorge! Há quantos anos você está envolvido com a música cristã? De quais grupos você já participou?
Jorge Camargo: Eu comecei a tocar aos 13 anos de idade, e aos 18 participei de minha primeira gravação com o grupo Vencedores por Cristo. Já se vão 27 anos.
Além dos Vencedores, participei também do Grupo Semente (1982-1987).

Blog SDC: Suas composições são conhecidas – e admiradas em todo o Brasil. Podemos sempre perceber um cuidado muito grande com a poesia e a métrica nas suas músicas. Você acha que essa preocupação está sendo deixada de lado nas composições desta nova geração de músicos evangélicos?
Jorge Camargo: Penso que há muita desinformação. Assim como há músicos que não possuem qualquer conhecimento técnico, há também letristas totalmente intuitivos. Ocorre que tanto no caso dos músicos quanto dos letristas, conhecimento técnico e de ferramentas musicais e literárias pode auxiliar e muito na qualidade das obras artísticas. Nesse sentido, observo uma enorme falta de conhecimento e informação sobre esses recursos.

Blog SDC: Você pode citar alguns discos que marcaram sua história musical?
Jorge Camargo: MPB: Chico Buarque (1977); Ópera do Malandro (1978); O Grande Circo Místico (1985); Novo Tempo – Ivan Lins (1980); Clube da Esquina II (1978); Sentinela (1979); Caçador de Mim (1980); Ânima (1982) – Milton Nascimento, entre muitos outros.

MPB Cristã: De Vento em Popa (1977); Tanto Amor (1980) Vencedores por Cristo; Pescador (1983).


CCM: For Him Who Has Ears To Hear (1977); No Compromise (1978) Keith Green; Todos do Phil Keaggy, John Michael Talbot, Michael Card, entre outros.


Blog SDC: Qual a importância das outras formas de arte (literatura, pintura) para a formação artística de um músico. E se tratando de um músico cristão, isso não deveria ter um peso ainda maior?
Jorge Camargo:Penso que toda forma de arte é importante para qualquer pessoa. A arte é um meio de conexão com o transcendente, com aquilo que está para além de nós. Por isso as artes, desde os primórdios da humanidade estarem conectadas com a religião. Devemos apreciar e valorizar toda forma de arte, em prol de nossa sanidade.

Blog SDC: O que você pensa sobre este momento vivido pela igreja, com esta supervalorização da música em detrimento à palavra? E qual é a sua reação ao ver as loucuras feitas por alguns crentes em cima de um palco ou púlpito?
Jorge Camargo: A centralização da Palavra é uma herança eminentemente protestante. Na Idade Média a maioria da população era analfabeta e os ícones desempenhavam um papel importante na comunicação do evangelho.
O que a gente observa hoje é uma banalização da mensagem, tanto na música como na pregação.
Quanto às “viagens” que a gente assiste, elas fazem parte da nossa condição humana que, nas igrejas, a gente tenta varrer pra baixo do tapete.

Blog SDC: O que você tem escutado e lido ultimamente?
Jorge Camargo: Eu tenho escutado Dory Caymmi (Contemporâneos), The Manhatan Transfer (Brasil), Ivan Lins (Acariocando), Mônica Salmaso (Noites de Gala, Samba na Rua), Madeleine Peyroux, Toninho Horta, etc.

As leituras passam pelas traduções que tenho feito: Brian Manning, Henri Nouwen, Eugene Peterson, além de Saramago, Fernando Pessoa, Drummond, etc.

Blog SDC: Você pode nos dizer algo sobre a importância de um evento como o Som do Céu completar 25 anos ano que vem?
Jorge Camargo: Eu sempre vi e vejo o Som do Céu como mais do que um evento. Pra mim é um encontro de amigos, uma oportunidade de recarregar as baterias, de viver um pouco do que seja comunhão, comunidade. Estou muito contente de poder retornar depois de tanto tempo.

Blog SDC: Deixe um recado para as pessoas que estarão lá no SDC ano que vem.
Jorge Camargo: O meu recado é: que a diversidade musical e artística do Som possa ampliar os nossos horizontes de fé, de compreensão do mundo, possa nos tornar mais tolerantes, menos presunçosos em relação às nossas convicções religiosas, para que nos tornemos mais naqueles que servem, e menos naqueles que são servidos.

Quem vai estar lá: João Alexandre

João Alexandre é de Campinas.
Foi do grupo Pescador, foi do Milad.
Fez parceria com Quarteto Vida, Guilherme Kerr, Jorge Camargo, Aristeu Pires...
João é desses gênios musicais.
É violonista, cantor, arranjador, produtor....
É puro talento expresso em melodias e harmonias.
João Alexandre é poeta.
Escreve letras belíssimas, que ganham força especial em suas músicas.
Escreve o que pensa, o que vem do coração.
João é história viva, como o Som do Céu.
Fez, faz, e vai continuar fazendo história.
Passado, presente e futuro de muito talento - e admiração de todos nós.

João vai estar no Som do Céu 2009,como já esteve tantas outras vezes...
E você? Vai perder?


No vídeo acima, João interpreta a música "Você pode ter", de Sérgio Pimenta.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

SDC Indica: Livros

Assim como temos dado aqui algumas dicas de sites, discos e shows, vamos dar também algumas dicas de livros. Vamos perguntar aos músicos do Som do Céu o que eles têm lido - e, claro, saber a opinião deles a respeito.

Vamos começar com uma leitora que é também escritora: Carol Gualberto, vocalista da banda MPC. Em 2007, Carol lançou seu primeiro livro: "Dança: o que estamos dançando - por uma nova dança na igreja". Muito bem recebido, o livro começa em fevereiro sua segunda edição.

Carol também está no projeto
"Catavento - Dança & Pesquisa" que, em companhia de 3 parceiras, estuda e propõe um debate e uma nova maneira de pensar a Dança no meio Cristão. Para conhecer mais o Catavento, clique AQUI.

Neste texto escrito especialmente para o Blog do Som do Céu 2009, ela escolhe o livro "5 Pães e 2 Peixes", de Guido Conrado.

Com a Palavra, Carol gualberto:

"É até difícil indicar um livro se muitos valem a pena serem lidos. Dentre os escritos por autores cristãos, fico feliz em perceber muitos que “nadam contra a correnteza” do mercado gospel. Como primeira opção, indico um livro que, talvez, muitos de vocês não conheçam: “5 pães e 2 peixes – dons e talentos no ministério de teatro”, de Guido Conrado (Ed. Vida).

Começo falando sobre o autor. Um grande amigo e excelente profissional, a começar por sua formação: mestre em Filosofia da Arte e Estética, teórico em teatro, diretor e dramaturgo, graduado em Artes Cênicas. Tive a oportunidade de conhecer o Guido há alguns anos atrás (nossa! Já faz muito tempo! 2003, eu acho). Na verdade, nos conhecemos pela internet, ambos carentes por ver boa produção artística na igreja. Tentamos fazer alguns trabalhos juntos (nunca dava certo) e não é que nos conhecemos pessoalmente no Som do Céu? Eita lugar especial! Enfim, fiquei muito feliz quando o Guido me contou que tinha publicado seu
livro. Já tinha lido textos e artigos dele e sabia que o livro era coisa boa!

De fácil leitura e muito dinâmico, “5 pães e 2 peixes” traz princípios, conceitos e orientações indispensáveis pra quem trabalha com teatro na igreja. Os títulos dos capítulos traduzem bem a proposta do livro: “Um convite à autocrítica”, “Olhando ao seu redor”, O teatro: história e teoria”, “Trabalhando os recursos”, “Peças” e “Alguns conselhos práticos”. Na verdade, o livro pode e deve ser lido por qualquer um que é envolvido com artes na igreja. Músicos, dançarinos, escritores e amigos da arte terão inúmeras surpresas ao lerem questões e reflexões com as quais certamente se identificarão.


Termino registrando o desejo do autor com relação ao teatro na igreja que também é o meu com respeito à dança e à música (e à todas as manifestações artísticas, certamente) e, creio, do Som do Céu, que tanto tem revelado “boa arte” ao longo de todos esses anos:


“Que nossas igrejas se encham de arte, que nossa arte se encha de fé, mas que, de uma vez por todas, sepultemos a realidade de que teatro em igreja é sinônimo de algo feito por gente despreparada e visto por um público desprovido de parâmetros para exercer julgamento crítico.” (p. 11)"


Carol Gualberto é coreógrafa da UFMG, mestre em Literatura (PUC-MG),
especialista em "Estudos Contemporâneos em Dança" (UFBA), bacharel e licenciada em Dança (UNICAMP).